8.20.2009

A Bola ficou no pinheiro

Vou contar um episódio que se passou há mais de 30 anos, não sei precisar, mas ele andará por 1975 ou 76, teria eu 3 a 4 anos de idade.

O Nogueirense deslocou-se a Buarcos para jogar com este clube e na altura Nogueira ficou desprovida de gente, o que era normal naquela época e foi uma excursão para apoiar a equipa. Recordo-me que a paragem para almoçar ocorreu na serra da Boa Viagem, com os adeptos a almoçarem juntamente com os jogadores. Recordo-me ainda, embora fosse uma criança, que levava comigo uma bola de borracha, pois era o meu brinquedo preferido. Depois do almoço comecei a dar uns “toques” juntamente com o Dr.Jorge Nina, que era jogador da equipa, começou a brincar comigo e terá dado um pontapé na bola com mais intensidade e ela ficou presa na haste de um pinheiro. Pois a partir daí foi um choro constante e não conseguiram resgatar a bola depois de várias tentativas, sendo o pinheiro de bastante porte e muito alto. Lá fiquei eu sem o meu brinquedo predilecto! Sempre que a seguir me via, o Dr.Jorge Nina me perguntava: oh Rui onde ficou a bola? E a resposta era sempre a mesma: em cima do pinheiro!

Pois é meus amigos, passados trinta e muitos anos, ainda hoje o Dr.Jorge quando me encontra, em jeito de cumprimento, faz precisamente essa pergunta e a minha resposta é a mesma: ficou em cima do pinheiro!

Queria endereçar um convite a esta grande figura de Nogueira do Cravo e da AD Nogueirense, que por força da sua vida profissional reside no norte do país – quando é que aparece para jogar um joguinho pelos veteranos do nosso Nogueirense? Ficamos à sua espera e de outros que andam afastados.

Saudações Nogueirenses.

5 comentários:

  1. Como diz o ditado popular “o prometido é devido”. Lembro-me das inúmeras vezes em que me abeirei do Chalana e lhe disse: - “Estás a falhar. Disseste que irias jogar no Nogueirense e tal nunca aconteceu”. – ao que ele me respondia: - “É verdade”. Tanto andou e, quando eu já não esperava ver o meu amigo Chalana a envergar a camisola da ADN, este não vai de modas e mostrou-me a mim e a todos que estávamos enganados pois o prometido é devido e ele nem ficaria bem se não cumprisse o sonho de jogar no clube da terra que ele ama como ninguém.
    Sonho cumprido, o passo seguinte de continuar a dar uns chutos desta vez pela velha guarda para além de dar o seu contributo como Presidente da Assembleia Geral do Nogueirense.
    Chalana, cultura futebolística, visão de historiador, coração de nogueirense de gema e alma de pedreiro (arguina) para ti um grande abraço.
    Ruy Calheiros

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui.
    Lembro-me perfeitamente dessa historia ocorrida em 1974 já lá vão 35 anos. Ganhamos 2-1 ao Buarcos e foi omeu primeiro jogo, marquei o 1º golo e o Cardoso marcou o segundo de penalty sobre o Carlos Pires, tinha eu então 18 anos e estudava no Porto. Equipa desse jogo :
    Ribeiro Gr Defesa: Linó,Riango,Cardoso e Pelota
    Meio campo: Ant. Pires,Valério e Albino Nunes ou Mario Marrela
    Ataque: Jorge Nina,Carlos Pires e Peyroteo (teu saudoso Pai, mas que grande jogador ebom homem).
    Um abraço para ti e cumprimentos para toda a familia. Um dia destes apareço por aí para retomar os contactos com as raízes. saudaçoes desportivas e de amizade para todos os que se esforçam para manter o clube da nossa terra nos patamares de qualidade demonstrada desde sempre adequada a cada época.
    Jorge Nina

    ResponderEliminar
  3. Demorei algum tempo,mas eu não poderia (também) deixar de dedicar duas pequenas palavras ao "menino que quase vi crescer"com uma bola debaixo dos braços e não em cima do pinheiro.É "giro"como a infância nunca se esquece...e também eu não me esqueço do menino que chutava contra a parede da capela de S.António e dominava(tão bem)o esférico como o Rui.Vi logo ali mais um futuro e bom jogador do Nogueirense(como não me enganei)assim como um menino humilde e bom...E isso hoje é evidente.O "nosso"Chalana é um homem bom...mas,mais do que tudo isso, é um Nogueirense dos 5 costados e um amigo leal.Rui,tinha tanta coisa para te dizer!...mas apenas te confesso um pequeno segredo.O Chalana fui eu primeiro(ah!ah!ah!)baptizado pelo "nosso "querido Manel Nina...mas TU FOSTE MELHOR.
    Abração do A.M.Campos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por esta recordações.
    Apenas acompanhando o que se passa na minha terra natal através das novas tecnologias é com agrado que sigo com atenção e carinho o que por aí se passa.
    Parabéns a todos e já agora
    Boas Festas!

    Carlos Nina
    (Nogueirense)

    ResponderEliminar
  5. Gostava de agradecer aos amigos que aqui comentaram, sinal que nutrem por mim amizade. Queria também agradecer aos meus colegas do núcleo de veteranos do Nogueirense por tudo que me proporcionaram ao longo deste ano desportivo de 2010. DESEJOS DE UM BOM NATAL para todos vós e um óptimo 2010.

    ResponderEliminar